Inicio / Amargosa / I Colóquio Internacional de Literatura e Literatura da UFRB

I Colóquio Internacional de Literatura e Literatura da UFRB

Foto: Reprodução

Nos próximos dias 10 a 12 de abril de 2019, no município de Amargosa, Bahia, estudiosos da Literatura interessados nos aspectos filosóficos dos textos literários e pesquisadores da Filosofia que investigam as questões que se situam na fronteira entre essas duas tradições
se encontrarão no I Colóquio Internacional de Literatura e Filosofia da UFRB, cujo tema é “A crise da razão e a falência da crítica”. Este evento é uma realização do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica/NUPEF do Centro de Formação de Professores/CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB.

O tema do I Colóquio pretende retomar um dos debates que mais incomodaram às últimas gerações de pensadores e escritores do século passado. As discussões deverão se ater à tarefa de renovar o balanço cultural do século XXI sobre os limites da razão e sobre a derrocada de suas pretensões autocráticas, latentes ou manifestas, nos mais diversos domínios da cultura. Pretende-se também reavaliar o fenômeno da saturação das narrativas e o esgotamento da crítica, filosófica ou literária, diante do colapso pósideológico das políticas globais, aparentemente acentuado na última década. Tempos de distopias, obscurantismos e relativismos radicais que levaram alguns intelectuais a decretarem o fim da Filosofia e outros a falarem em um crepúsculo da Literatura. O evento contará com duas modalidades de participação: presencial e virtual. Na modalidade virtual, teremos a participação de quatro conferencistas internacionais, convidados por esta Comissão. Na modalidade presencial, o evento terá três mesas de debate e cinco minicursos, além de sessões de comunicação para apresentações de trabalhos acadêmicos sobre o tema, a partir das mais variadas abordagens e tendências teóricas. O evento certificará nas duas modalidades de participação. Na modalidade presencial serão certificados os participantes com pelo menos 75% de frequência nas mesas e sessões de comunicação. A certificação dos minicursos será dada em separado.

O evento contará também com uma modalidade virtual que é assíncrona e aberta, sendo realizada no Ambiente Virtual do I Colóquio. Nesta etapa teremos conferências virtuais com discussões e interações entre os participantes e conferencistas, com o apoio de moderadores. Os conteúdos serão disponibilizados paulatinamente ao longo das semanas que antecedem o evento e estarão disponíveis até o término do Colóquio. Cada apresentação terá um vídeo gravado por Professores que investigam o tema a partir de Universidades da América Latina, África e da Europa, além de um resumo e um fórum de debates, com mediadores e autores disponíveis para discutir e refletir com os participantes sobre os trabalhos. Para obter o certificado de participação da modalidade virtual é necessário inscrever-se no evento (na opção “participação virtual”) e registrar no mínimo 3 (três) interações relevantes nos fóruns de debates diferenciados. O julgamento será feito pela Comissão Científica.  Os certificados de participação e o Caderno de Resumos (com ISBN) serão disponibilizados após o evento. O I Colóquio Internacional de Literatura e Filosofia da UFRB conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Amargosa, Feirão Atacadão, Core Odontomédica e Flor de Lótus Produtos Naturais e Esotéricos. Presenças já confirmadas no evento: Pesquisadores de Universidade Estrangeiras:

Dr. Andrés Suárez-Astaiza – Pontificia Universidad Javeriana – Colômbia/ Bergische
Wuppertal Universität – Alemanha
Dr. Pablo Nicolás Pachilla – Universidade de Buenos Aires – Argentina
Dr. Diego Julián Ferreyra – Universidade de Buenos Aires – Argentina
Dr. Paolo Stellino – Universidade Nova de Lisboa – Portugal
Dr. Filipe Cahungo – Universidade Católica de Angola – Angola
Dra. Vanessa Martins – Universidade da Beira Interior – Portugal
Pesquisadores de Universidades Brasileiras:
Dra. Mariana Lins – Universidade Federal de Sergipe
Dr. Edson Oliveira – Universidade Estadual de Feira de Santana
Dr. Roberto Seidel – Universidade do Estado da Bahia
Dr. Tiago Sousa – Universidade Federal do Amazonas
Dr. Fernando Barros – Universidade Federal do Ceará
Doutoranda Iara Bottan – Universidade Metodista de Piracicaba
Pesquisadores da UFRB
Dr. André Itaparica – CAHL
Lic. Esdras Souza – LABII/CFP
Doutorando Tarcísio Fernandes Cordeiro – Letras/CFP
Dr. Kleyson Assis – LABII/NUPEF/CFP
Dr. Daniel Rodrigues Ramos – NUPEF/CFP
Dr. Pablo Zunino – NUPEF/CFP

Mais informações podem ser obtidas no site:
https://doity.com.br/coloquioliteraturaefilosofiaufrb

Sobre Redação Brasil

Redação Brasil
Somos a Redação Brasil do Planaltino News, diariamente produzimos matérias de parceiros nacionais, estaduais e municipais de todo o Brasil. E diagramamos de parceiros internacionais para o Brasil. Os temas abordados em nossa redação são diversos e neutros. Esperamos que você aproveite nosso conteúdo.

Check Also

Organização Mundial da Saúde aponta aumento de 300% de casos de sarampo no mundo

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicaram um aumento no número de casos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: