Inicio / Artigos e Entrevistas / Vai pular o Carnaval? Veja o que fazer se tiver documentos roubados

Vai pular o Carnaval? Veja o que fazer se tiver documentos roubados

Foto: Getty/Playbuzz

Pular Carnaval é uma delícia, mas fique atento para não ter prejuízo!
Pesquisa da CDLC e do SPC Brasil aponta que, de cada dez entrevistados, dois foram vítimas de fraude, furto, assalto ou perda de documentos e cartões no ano passado. Segundo a pesquisa, os principais contratempos foram:

  • aquisição de produtos falsificados (7%);
  • furto de pertences pessoais (6%);
  • assalto (4%);
  • perda de documentos pessoais (4%);
  • e perda de cartões (3%).

Não dê bobeira

O fato de as pessoas estarem despreocupadas e desatentas no meio da multidão acaba facilitando a ação dos ladrões.
Por isso, a recomendação para quem vai brincar o Carnaval é levar poucos objetos, de preferência em um um porta-documentos que fique junto ao corpo, e não se descuidar deles. Na hora de comprar algo com cartão de débito ou crédito, sempre confira se o cartão que está sendo devolvido é o seu.
Caso tenha sido roubado ou perdeu seus documentos na folia, faça imediatamente um boletim de ocorrência.  Comunique imediatamente a perda ou roubo aos órgãos de proteção do crédito, pois uma vez que esse o órgão foi informado, assim que o criminoso tenta comprar algo um aviso aparece na tela e a loja não autoriza a compra.
E por fim, ande sempre com cópia do boletim de ocorrência na mão para provar que é vítima.

Veja o que fazer passo a passo:

Avise ao banco – Se perdeu cartão de crédito, cartão de débito ou talão de cheque, avise imediatamente ao banco. Sempre anote o número do protocolo, que é a prova de que avisou ao banco. Quando estiver com o boletim de ocorrência na mão, leve uma cópia até a agência, para que não paguem nenhum cheque.

Avise os órgãos de proteção do crédito – Se perdeu documentos, cartões e cheques, avise também os órgãos de proteção ao crédito: Serasa, Boa Vista SCPC e o SPC Brasil. É importante avisar todos eles, pois os clientes destas empresas (bancos e lojas, por exemplo) podem ser diferentes.
• Na Serasa, é possível fazer um aviso provisório pela internet que tem validade de 30 dias úteis para documentos e 3 dias úteis para cheques. Para que o alerta seja permanente, é preciso preencher uma declaração.
• NA Boa Vista SCPC, também é possível fazer o comunicado pela internet.
• Para avisar o SPC Brasil é preciso comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento com o boletim de ocorrência. Veja a lista de postos de atendimento.

Faça um boletim de ocorrência – Vá até uma delegacia para informar se foi vítima de extravio (perda), furto (o criminoso levou os documentos sem violência) ou roubo (bandido foi violento e usou arma ou força física para levar os documentos). Em alguns Estados, como São Paulo, é possível fazer o boletim online.

Tire a segunda via dos documentos – Programe-se para fazer a segunda via dos documentos.
Veja as orientações para tirar o RG CPF.
Ligue no banco para pedir a segunda via dos cartões e um novo talão de cheques.

R7 – Sophia Camargo

Sobre Redação Brasil

Redação Brasil
Somos a Redação Brasil do Planaltino News, diariamente produzimos matérias de parceiros nacionais, estaduais e municipais de todo o Brasil. E diagramamos de parceiros internacionais para o Brasil. Os temas abordados em nossa redação são diversos e neutros. Esperamos que você aproveite nosso conteúdo.

Check Also

Enem 2019 encerra inscrições nesta sexta; veja passo a passo

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão encerradas nesta sexta-feira, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: